quarta-feira, junho 06, 2007

9.
Bom; bem que eu disse que não postaria mas como deu vontade aqui estou.
Falarei sobre a situação da USP. Depois de 100 anos...
Após todo este tempo o Serra resolve ressucitar um recurso jurídico que só fora usado duas vezes em toda história de nosso país. O decreto declaratório, uma lei que explica outra, para simplificar, só teve uso semelhante na época de Pombal e na reforma do Ato Adicional de 1834, na época do Império. Vemos aí a teimosa postura de nosso governador. Ele não admite que erra, de jeito nenhum. Ele não pode errar. O novo decreto não resolve todos os problemas da autonomia como por aí se diz. A criação da Secretaria de Ensino Superior, como bem colocou o profº Dalmo Dallari, é onde consiste a mais aberrante das inconstitucionalidades que parecem que não existem e nunca existiram para o Executivo paulista. Serra diz em sua entrevista ao Estado de São Paulo, domingo passado (3/6/07) que os estudantes precisavam ler os decretos para ver do que estavam falando. Ilusão dele achar que poucos leram, ilusão dele achar que somente poucos gatos pingados inofensivos encontrariam o fio da meada a ser puxado por ele com objetivos de contingenciamento de verbas da universidade e vinculação desta à interesses políticos flutuantes. Sim, flutuantes, pois podem mudar ao sabor das ondas do jogo político. O governador como manda o figurino da política, da retórica e da manipulação faz algo bem conveniente à ele. Omite o que não interessa à sua argumentação, faz como não existisse, e se concentra em noções razoáveis e perfeitamente defendíveis. A tal transparência que os vejistas pregam não é a transparência que todos pensam que é, por exemplo. O Sistema Mercúrio de Finanças da USP que registra todos os seus gastos é bem mais público, acessível e igualmente transparente no aspecto de contas do que qualquer proposto pelo governo - a questão não é essa. A questão concerne no governo Serra poder apoderar-se do controle total das finanças de suas autarquias para assim abocanhar partes de seu orçamento que iriam ser investidas para posterior re-locação destas para as despesas futuras das autarquias. É fácil falar de transparência quando esta parece tão simples.
E é fácil falar dos estudantes como o governador fala, muito fácil. Desdém, desprezo e teimosia, é com isso que Serra nos trata. Exemplar um ex-líder estudantil de prestígio colocar a PM para confrontar os estudantes do jeito que pôs na última quinta-feira dia 31. Fala-se de um decreto do tempo do Covas que transformaria a área em volta do Palácio dos Bandeirantes uma "zona de segurança" na qual não seriam permitidos protestos - uma mera desculpa para não deixar os estudantes nem chegarem perto do nosso fresco governante, o mesmo que mandou instalar pela cidade as polêmicas rampas anti-mendigo. A tropa de choque não apareceu no início da Av. Morumbi por acaso. O governador é que tem a faculdade de fazer valer o decreto ou não e ele o fez. O fez por que nós, estudantes das universidades públicas de São Paulo, representaríamos à ele uma ameaça. Seria inseguro deixar os estudantes se aproximarem; vai que eles resolvem invadir o palácio!
Raciocínio mais preconceituoso e desprezador não poderia haver. É triste, é triste. Além disso o careca ainda realiza o bloqueio com um contigente policial que barraria umas quinze mil pessoas fácil - detalhe: éramos três mil. Três mil estudantes. Uma barreira de PMs comuns, cinco fileiras da Tropa de Choque e centenas de policiais pulverizados entre elas com sprays de gás-pimenta, armas de tiro de borracha e bombas de gás lacrimogênio. Pergunto: precisava?

Mas o outro lado também não é perfeito, claro
Porém é necessário admitir que tal decreto declaratório tem uma natureza de reação favorável à autonomia, de recuo. A ocupação, poderosa moeda de troca, cumpriu diversos papéis entre eles a pressão sobre o governo e a visibilidade midiática da questão.
Não podemos nos satisfazer com as concessões feitas porém nossa força já foi mostrada. Em um Estado de direito não faz mais sentido o ME continuar com a manutenção da ocupação sem cessá-la. Por mais que as vias da negociação são duras, políticas, nebulosas e sobretudo ardilosas não adianta mais nada continuarmos ocupando, nada. Aliás, adianta sim. Adianta para a opinião pública se voltar ainda mais contra o movimento e adianta para continuar interrompendo o funcionamento normal da universidade sem nenhuma contrapartida.
Falei no início desta ocupação que pareciam os estudantes crianças mimadas que governo havia tirado o doce. Disse que a ocupação seria uma espécie de birra violenta e inadequada. Sustento esta posição quanto à inadequação da escolha deste recurso político naquele ponto da situação; não acho e nem nunca achei certo. A questão é que depois de um tempo a ocupação produziu sim efeitos positivos como já citei, e teve suas vitórias. O governador já percebeu que a USP, como disse o Quércia em 1988 ao dar a autonomia à nós, é um vespeiro complicado de se mexer. Agora, neste momento, o caráter de birra retorna com doses de imaturidade de negociação: eles recuaram, por que nós não podemos também?
Já somos uma força política reconhecida agora precisamos sentar e conversar sem pressões de ambos os lados. Pressão é uma coisa complicada em negociação e a da ocupação já cumpriu seu papel.
É claro que também para nós estudantes também existe aquilo que o governador Serra usou em sua entrevista. A política, a retórica com algumas estratégias malandras, também serve aos porta-vozes do movimento da ocupação, é claro. Se fala do que interessa. O resto não existe, não presta e nem se precisa explicar.

Adoto uma posição de ponderação. Não estou totalmente em cima do muro pois tendo mais para o lado de nós, estudantes, mas devemos admitir que não somos nem um pouco assim donos da verdade como achamos. Nem sempre estamos totalmente certos.
Mas apoio a luta em favor da manutenção da universidade pública autônoma de qualidade, acima de tudo. Não pode-se deixar o sucateamento completo destes bens da sociedade potencialmente transformadores da mesma que nos levará à aniquilação. Existem países que a universidade pública acabou e tudo começou com medidas parecidas com as de Serra. Isso é bom?

5 comentários:

Anônimo disse...

Chico, só acho uma coisa, é mesmo para se chamar de "uma coisa", porque é só e somente só um pensar agora lendo teub Post. Nem pensamento é. Assim: os estudantes não podem querer ser o quarto-poder administrativo/político/social em um Estado democrático.

Por isso "coisa". Por causa da estranheza que "isso" tudo causa. E um certo pessadelo de más recordações de uma época que agora parece igual mas é avessa a ditadura militar.

Anônimo disse...

Kiko,
São muito bons os seus posts. Sobre a Usp se todos levarem a sério como vc, talvez já tivessem chegado a uma solução. Tenho uma pergunta: Nisso tudo...cadê a reitora?? Não fala nada? Não toma nenhuma atitude? A questão não é só o governador. Cadê a autonomia universitária que tanto defendemos? A Universidade não tem uma autonomia (ou autoridade) para propor uma solução, uma negociação?
Gostei muito da imagem q vc pôs neste post. O q é? Parece uma escultura construtivista.

Anônimo disse...

Chico, não li ainda seus textos sobre a USP, mas li os sobre o Santa e concordo com quase tudo. Praticamente resume o que estou sentindo em relação ao colégio. Gostaria até de seguir a sua iniciativa e escrever outro texto sobre o assunto, pois acho que há mais aspectos da decadência do projeto educacional que devem ser abordados. Abraços,
Lipão (Felipe Freller)

Sparkling Diamond disse...

Chiquinho querido, (ahá, podemos degustar um pouco de cada blog com mais calma agora)

Sim, concordo com muitos dos seus argumentos, acho que nesse país é preciso impor novas regras a partir de uma greve, algo que não falta...É preciso mostrar as garras para um governador teimoso e conservador como o Serra. Ao mesmo tempo, é preciso medir até quando é viável e produtivo ir além, pois quanto mais violência, mais razão e força ao outro lado.
Concordo que seria hora de parar para medir os resultados e novas negociações.
Beijinhos.

Chico disse...

de qualquer jeito a ocupação acabou. e vitoriosa. o serra largou o osso.
mas essa história continua, tenha certeza.
eu to meio ausente por aqui pela minha falta de computador mas em breve eu vou escrever algo mais atualizado.